A lavagem de estofados, como o sofá, deve considerar o tipo de material e, a partir disso, decidir quais produtos podem ser aplicados sem causar danos. No que se refere aos sofás, o suede é um dos materiais mais utilizados no Brasil, com um acabamento resistente e similar à camurça.

Saber como limpar, lavar e higienizar o sofá de suede é a melhor forma de garantir um tempo de vida útil prolongado para ele. Como há muitos mitos de “fórmulas mágicas” divulgados na web, é importante saber quais métodos são mesmo eficientes e quais podem causar sérios estragos.

Então, como deve ser feita a lavagem de sofá de suede? Confira aqui.

Lavagem do sofá de suede: como fazer?

A lavagem do sofá é ideal para a remoção de sujeiras grandes e de partículas menores. Por essa razão, deve ser programada periodicamente – tanto no ambiente doméstico quanto em locais comercias e/ou públicos.

A melhor forma de lavar o seu sofá de suede é através do procedimento a semi seco, isto é, utilizando pouquíssima quantidade de água. Isso acontece porque o uso excessivo de água pode comprometer a conservação do estofado, causando manchas, odores e levando à proliferação de mofo.

Como é a lavagem a seco do sofá?

A lavagem a seco inclui algumas etapas, a saber:

– Extração de partículas grandes e pequenas;

– Aplicação de produtos higienizantes para eliminar fungos, ácaros e bactérias;

– Sucção de sujidades remanescentes;

Essas três etapas da lavagem a seco conseguem limpar completamente o sofá, sem causar danos à sua superfície. É importante destacar que os produtos higienizantes devem ser aqueles aprovados pelas entidades competentes e que não causem mal às pessoas ou aos animais de estimação que circulam no ambiente.

Para um melhor resultado, é preciso que, além da lavagem profissional, sejam tomados alguns cuidados constantes no dia a dia.

Como realizar a manutenção da lavagem no dia a dia?

Os cuidados de manutenção diários são fundamentais. Isso significa:

– Evitar o consumo de bebidas ou alimentos no sofá;

– Limpar a área imediatamente, se houver derramamento de bebidas ou comida. Para isso, um pedaço de algodão umedecido é o melhor utensílio;

– Evitar a aplicação de produtos abrasivos, como o vinagre e o bicarbonato de sódio;

 

– Retirar a poeira que naturalmente se acumula, usando, para isso, um aspirador de pó;

– Manter o sofá em um espaço seco e bem arejado.

É necessário destacar que, no sofá de suede, o uso de escovas de roupa ou objetos similares devem ser evitados. Esses utensílios podem danificar o material.

Fale com a WR Clean!

O suede é um material resistente, mas que demanda cuidados de limpeza específicos. Por isso mesmo, contar com o serviço de profissionais especializados é a melhor forma de realizar uma lavagem eficiente.

Na WR Clean, o atendimento pode ser feito a domicílio, sem ter que transportar o sofá, evitando, assim, uma exposição desnecessária.

Para pedir um orçamento, tirar dúvidas sobre o processo de lavagem ou agendar uma visita, escreva uma mensagem diretamente para o WhatsApp (21 9 7010-8171).