Os estofados, como sofá, tapetes, bancos de veículos e carpetes, são superfícies muito expostas ao acúmulo de sujidades, mofos e micro-organismos. Por isso mesmo, eles devem passar por higienizações periódicas.

Nessas higienizações, é preciso eliminar tanto as sujeiras maiores (poeira e manchas, por exemplo) quanto as menores, incluindo as colônias de micro-organismos, que podem causar doenças respiratórias e alergias.

Como deve ser feita a lavagem de estofados contra mofos e bactérias? Veja aqui.

Lavagem de estofados contra mofos e bactérias: como deve ser?

A lavagem de estofados, para ser completa, deve incluir uma etapa de higienização. Essa etapa consiste na aplicação de produtos químicos específicos, capazes de eliminar completamente ácaros, fungos, bactérias, vírus e outros micro-organismos que podem sobrevier nessas superfícies.

Isso significa que a lavagem caseira, apenas com água e sabão, não é suficiente. É mais: usar uma quantidade excessiva de água faz mais mal que bem, já que pode causar umidade e consequentes manchas, odores e mofo.

As etapas de uma lavagem completa devem incluir:

– Inspeção para ver o grau de sujidade do estofado;

– Aspiração para a retirada de sujeira, tanto as maiores quanto as menores;

– Lavagem, que deve ser feita a semi seco para não causar umidade;

– Aplicação de produtos higienizantes capazes de agir contra o mofo e as bactérias;

– Extração final por sucção usando máquina extratora.

Todas as etapas acima são cruciais para eliminar completamente as bactérias e os fungos causadores do mofo e de outros problemas. Por isso mesmo, o mais indicado é contar com profissionais especializados e que sabem escolher quais produtos são os mais eficientes para cada caso.

O que fazer para evitar mofo e bactérias no estofado?

Além da lavagem completa, como vimos acima, outros cuidados são importantes para evitar a proliferação de fungos, bactérias e outras micro-organismos. Entre esses cuidados, estão:

  1. Programar lavagens profissionais periódicas;
  2. Evitar o consumo de bebidas e alimentos;
  3. Realizar limpezas frequentes de manutenção, utilizando, para isso, apenas um pano ou um aspirador;
  4. Evitar a aplicação de produtos caseiros, como vinagre, suco de limão e bicarbonato: eles não são eficientes e podem causar danos ao material;
  5. Manter o estofado em um lugar seco e bem iluminado, sempre que possível.

Fale com a WR Clean

No Rio de Janeiro, a WR Clean é referência em lavagem a seco de estofados, como:

– Sofás

– Carpetes

– Tapetes

– Automotivos

– Embarcações

– Colchões

– Poltronas

Os produtos químicos utilizados são devidamente certificados. Além de atuarem com total eficácia na eliminação de micro-organismos, são inofensivos para as pessoas e animais de estimação.

Para tirar dúvidas, consultar preços e agendar uma visita, fale com a equipe WR Clean pelo WhatsApp (21 97010-8171)! O atendimento é feito 24h por dia e também a domicílio!