Limpeza e higienização de carpetes e tapetes

 

Tapetes e carpetes são muito utilizados em escritórios, call centers, cinemas, shoppings, casas, condomínios e muitos outros estabelecimentos e requerem cuidados de limpeza e higienização, pois quando não são higienizados, acumulam poeira, sujeira, manchas além de ácaros, fungos e milhares de bactérias que podem afetar as pessoas em geral, principalmente as mais sensíveis.

Não é só pela aparência que devemos contratar a limpeza de carpetes e tapetes, mas também pelo cuidado com a saúde das pessoas e animais, pois o processo de limpeza e higienização é capaz de aniquilar fungos, bactérias e ácaros responsáveis por problemas respiratórios.

Além do que, após a execução do serviço de limpeza e higienização, seu tapete ou carpete terão uma aparência renovada, podendo até mesmo, em alguns casos, remover manchas persistentes que não conseguiriam ser removidas apenas com processos caseiros.

O processo profissional de limpeza e higienização da WR Clean é utiliza produtos adequados e autorizados pelos órgãos sanitários, evitando assim qualquer malefício às pessoas e seus pets.

Isso possibilita também que, no processo de limpeza, os carpetes e tapetes não sejam danificados e mantenham sua integridade.

Hoje, mais do que nunca, a limpeza de carpetes e tapetes deve ser adotada, pois a pandemia requer cuidados ainda mais acentuados, principalmente na prevenção contra o vírus.

É importante ressaltar que as superfícies em geral devam receber higienização constante.

Todo piso com forração de carpete precisa ser higienização regularmente também para evitar maus odores que podem se agravar à medida em que novas camadas de sujidades vão se acumulando.

Um ambiente saudável precisa ter sua completa higienização e isso inclui principalmente essas peças de composição dos ambientes.

Como resultado da pandemia, a Abritac – Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes – criou a Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais para elaborar um Guia Técnico de Manutenção e Limpeza de Tapetes, Carpetes e Capachos, com o objetivo de normatizar procedimentos de higienização e manutenção desses revestimentos. O Guia, já em fase de conclusão, será a referência da indústria, de gestores e poderá ser utilizado para a qualificação do prestador de serviços.

Carpete, tapetes e qualidade do ar

 

A correta higienização de superfícies acarpetadas também impacta na qualidade do ar. Desde 1982 a OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca a relação de causa e efeito entre as condições ambientais internas de um edifício e a redução da produtividade do trabalhador.

Daí surgiu o termo “Síndrome dos Edifícios Doentes”, que resulta em agressões à saúde, ao bem-estar e ao conforto no ambiente de trabalho. O resultado é o aumento no número de pessoas com problemas respiratórios, dor de cabeça, doenças respiratórias alérgicas como rinite, entre outras.

O ar sem qualidade em um ambiente interno, onde exista circulação de pessoas, principalmente em tempos de pandemia, pode trazer prejuízos à saúde dos colaboradores, reduzir a produtividade e, por tabela, ocasionar prejuízo ás empresas.

Apesar da importância em decorrência da pandemia, o tema já vem sendo discutido há tempos pelo setor de limpeza profissional. Tanto que em um artigo técnico elaborado por Peres em parceria com o professor Luiz Fernando Góes Siqueira, da Controlbio Assessoria Técnica e Microbiológica, em 2001 já chamava a atenção para o tema.

Durante três semanas foi realizada uma pesquisa que verificou a relação entre a intervenção na aspiração e melhoria na qualidade do ar. Os testes foram realizados em ambientes fechados de escritórios acarpetados, onde foi possível comparar o desempenho de aspiradores de pó com emissão zero de partículas, bem como a influência da escovação automática.