Os carpetes são muito utilizados no Brasil, tanto em ambientes domésticos quanto em prédios comerciais e públicos: aeroportos, hotéis, escritórios e tantos outros. Por mais cuidado que se tenha, carpetes são superfícies propícias ao acúmulo de sujeira e consequente proliferação de bactérias, ácaros e fungos.

Por isso mesmo, lavagens periódicas precisam ser feitas em carpetes, garantindo, assim, que eles estejam sempre limpos e livres de sujidades grandes e pequenas. Essas lavagens devem ser realizadas considerando o tipo de carpete, com produtos que não causem danos ao material e às pessoas que utilizam.

Qual é a melhor maneira de lavar os carpetes?

Não é nada incomum encontrar manchas de mofo e umidade no carpete, não é verdade? Por isso mesmo, a lavagem não deve utilizar grandes quantidades de água. Ou seja: a melhor maneira de lavar um carpete é através do procedimento a semi seco.

Nesse procedimento, o uso de água é limitado e a limpeza é garantida pela aplicação de produtos higienizantes e também devido à sucção de sujidades, incluindo das partículas menores.

As lavagens profissionais obedecem a alguns passos. Vejamos os principais:

– a aspiração de sujeira seca;

– a lavagem a seco ou a semi-seco;

– a higienização para eliminar micro-organismos, como ácaros, fungos e bactérias;

– a desodorização;

– a extração de partículas de sujidade via sucção;

Essas cinco fases da lavagem de carpete garantem o melhor resultado, eliminando completamente as colônias de micro-organismos, as manchas, sujeiras e odores. Essas lavagens devem ser periódicas. Aliados a elas, cuidado no dia a dia também são fundamentais.

Quais são os cuidados cotidianos para manutenção da limpeza do carpete?

Para que a lavagem profissional dure por mais tempo, é importantíssimo tomar alguns cuidados no dia a dia, principalmente para carpetes que estão em locais comerciais, como os escritórios, hotéis e similares.

Entre essas ações de manutenção, podemos destacar:

– Utilizar o aspirador de pó semanalmente (em locais comerciais) e diariamente (locais comerciais);

– Evitar o consumo de bebidas ou alimentos nos cômodos em que há carpete;

– Caso houver derramamento de bebidas ou outras substâncias, limpar imediatamente com um pano umedecido;

– Evitar a aplicação de produtos químicos, como o cloro, e caseiros, como o bicarbonato e o vinagre.

Onde limpar carpetes no Rio de Janeiro?

A proximidade à maresia é um fator que acelera os processos naturais de desgaste e proliferação de fungos trazida pela umidade. Por isso mesmo, a atenção nessa região deve ser ainda maior.

O uso de produtos químicos, essencial na lavagem de carpete, deve ser feito por profissionais especializados, afinal, precisam ser inofensivos para as pessoas que circulam no ambiente.

A WR Clean é referência em limpeza de carpetes e estofados em geral. O atendimento, feito 24h por dia, pode ser realizado a domicílio. Para entrar em contato com a equipe de especialistas da WR Clean, escreva para o WhatsApp (21 9 7010-8171). Nesse canal, você também pode tirar dúvidas, pedir orçamento e solicitar uma visita.